2023-2024 - Café Concerto
Aproxima-se o dia em que tão merecidamente, iremos homenagear os nossos alunos que se distinguiram ao longo do seu percurso escolar, no já tradicional Café Concerto, no próximo dia 12 de julho, pelas 21H00, na escola sede do Agrupamento.
Nesta cerimónia serão entregues os diplomas de Mérito Aproveitamento Escolar relativos ao ano letivo 2022/2023 e Mérito Científico/Humanístico e Tecnológico, Mérito Artístico e Mérito Desportivo, do ano letivo 2023/2024.
É com muita alegria que aguardamos as nossas crianças e jovens e as respetivas famílias que enriquecerão esta celebração de conquistas académicas!
2023-2024: Desafios Seguranet
Mais uma vez, no âmbito do projeto “Segurança Digital”, a nossa escola participou no concurso nacional “Desafios Seguranet”, tendo alcançado a 5.ª posição, entre as mais de 900 escolas participantes.
Agradecemos a todos os envolvidos, alunos, pais e encarregados de educação e docentes responsáveis, pelo empenho e pelos resultados obtidos.
Todos juntos formamos uma equipa e somos muito mais fortes, formando uma melhor escola e melhores cidadãos.
Obrigado!
Por ser importante para todos, recomendamos: Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”
2023-2024: Desporto Escolar - Boccia
"Oriundo das civilizações gregas e romanas, o Boccia tornou-se numa modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. Foi inicialmente uma modalidade exclusivamente para pessoas com paralisia cerebral sendo, a partir dos Jogos Paralímpicos de 2004, aberta a outras deficiências motoras. O Boccia chegou a Portugal em 1983, tendo no ano seguinte o país conquistado uma medalha de ouro nos Jogos de Nova Iorque. É um desporto de precisão, praticado num espaço interior, em que são lançadas bolas, seis de cor azul e seis de cor vermelha, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “bola alvo”. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calha/rampa), para atletas com grande comprometimento motor. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas. Antes de começar a partida, o árbitro sorteia através de moeda ao ar, a escolha da cor das bolas com que cada equipa vai competir. Ainda assim, dá aos participantes o direito de escolha: se querem competir com as bolas de cor vermelha, ou com as bolas de cor azul. Quem escolhe as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro a “bola alvo” e uma bola vermelha. Depois é a vez da bola azul entrar em ação. A partir de então, os adversários vão-se revezando, a cada lance, para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível da “bola alvo”. Para ganhar um ponto, o atleta tem de fazer com que a bola fique o mais próximo da “bola alvo”. Caso este mesmo jogador tenha colocado outras bolas mais próximas do alvo, cada uma delas também vale um ponto. Vence quem acumula a maior pontuação.
No Desporto Escolar, a modalidade apresenta algumas diferenças relativamente ao sistema federado. É uma modalidade mista e sem escalões e, aplicando o princípio da inclusão inversa, é possível aos alunos sem qualquer limitação funcional, praticar e competir nesta modalidade, assegurando a equidade/justiça desportiva." (https://desportoescolar.dge.mec.pt/boccia-0)
A equipa que representou o nosso Agrupamento no Campeonato Nacional de Boccia em Portimão (ligação) conquistou o 2.º lugar, que nos deixa, mais uma vez, muito orgulhos.
Parabéns ao Ricardo e ao Prof Luís Pereira!
2023-2024: A arte continua...
Porta 1 (à direita): Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros
Esta porta foi dedicada a Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, dois dos mais revolucionários e influentes artistas do modernismo português.
A combinação resultou numa porta dinâmica, que mistura a intensidade visual de Amadeo com a expressividade Almada, criando um tributo harmonioso aos dois artistas.
Porta 2(à esquerda): Maluda e Armanda Passos
Esta porta inspira-se em duas importantes pintoras portuguesas: Maluda e Armanda Passos. Maluda, conhecida pelas suas representações geométricas e minimalistas das paisagens urbanas, através de linhas limpas, evocando as vistas arquitetónicas que caracterizam a sua obra. Em contraste, Armanda Passos, com seu estilo exuberante e expressivo, trouxe um toque de fantasia e de cor através da utilização das suas figuras oníricas.
Os alunos envolvidos tiveram a orientação da professora Sofia Silva
2023-2024: Cividade de Bagunte
Em articulação com a comunidade educativa da Escola Básica Agustina Bessa-Luís, o Núcleo Museológico de Vila do Conde irá recriar um dia no quotidiano da Cividade de Bagunte.
Esta atividade assume grande relevância, uma vez que faz a ponte entre o passado e o presente.
2023-2024: Diabetes, sei e atuo!
Partindo do tema "Diabetes: sei e atuo!", na disciplina de Ciências Naturais, com o apoio da disciplina de TIC e da Equipa PES, os alunos do 9.º ano, durante o primeiro período, foram desafiados a investigar a doença diabetes.
No segundo período, responderam ao desafio e realizaram um vídeo para a 4.ª edição do Concurso Nacional - Diabetes e as Escolas. A nossa escola participou com um trabalho produzido por quatro alunos do 9.º A, Letícia Peniche, Maria Inês Caseiro, Mariana Amorim e Rhaniel Dias, na categoria de Nível 2 (5.º ao 9.º Ano de Escolaridade).
Os resultados do concurso nacional já são conhecidos na página da Direção Geral de Saúde, tendo sido atribuída à nossa escola uma menção honrosa.
Parabéns a todos os envolvidos!
Publicamos o vídeo para que todos possam "saber e atuar" no combate à diabetes! "
2023-2024: 50 anos da Revolução dos Cravos
No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal de Vila do Conde desafiou os agrupamentos a elaborar um 𝗺𝘂𝗿𝗮𝗹 alusivo ao tema, sob a orientação do artista plástico Alberto Péssimo.
Alegremente, os nossos alunos levaram a sua arte até à Rua 25 de abril.
Parabéns aos nossos artistas!
Obrigado a todos, que mais uma vez, representaram orgulhosamente o nosso Agrupamento.
2023-2024: A arte do Agrupamento
Tendo como referência os grandes artistas Amadeu Sousa Cardoso e Almada Negreiros, os alunos do 9.º A, sob a orientação da professora Sofia Silva, transformaram a porta simples da sala de Educação Visual no quadro maravilhoso que apresentamos.
Parabéns aos alunos pelo empenho e obrigado pelo trabalho que também pertencerá à riqueza do Agrupamento.