Copyright 2019 - Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira

2019-2020: Escola Saudável

O nosso Agrupamento foi distinguido com o Selo Escola Saudável, nível 3, pelas boas práticas na promoção da saúde e bem-estar da comunidade educativa.

Obrigado! 

2019 09 29 SeloEscolaSaudavel

LinhaSeparadora

Robô Junqueirinho Dr. Play

Entrega de robôs “Junqueirinho Dr. Play” no IPO pelos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira

2019 07 23 Robo IPO

No dia 23 de julho de 2019, os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira ofereceram os robôs “Junqueirinho - Dr. Play” ao IPO do Porto. Esta oferta foi feita pelos alunos Diogo Amorim e Rui Lapa, representando o Clube de Programação e Robótica do agrupamento, pela professora Tânia Costa, coordenadora do clube, pela professora do 1.º ciclo Berta Cardoso, que colaborou neste projeto, e pela professora Gracinda Santos, representante da direção do Agrupamento. Contou ainda com a presença das entidades que apoiaram o projeto, nomeadamente, Dr.ª Lurdes Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, e Carlos Baptista, Presidente da Junta de Freguesia da Junqueira.

Os alunos demonstraram o funcionamento de ambos os robôs e ofereceram-nos à equipa educativa da Clínica de Pediatria do IPO do Porto, coordenada pelo Dr. Armando Pinto, diretor da mesma.

LinhaSeparadora

2018-2019 - Junqueirinho Dr. Play

Clube de Programação e Robótica

A partir do projeto europeu Erasmus+ Dr. Play, que pretende promover a interação e a solidariedade entre as crianças que frequentam as escolas regulares e as crianças hospitalizadas, e baseado nos valores do Projeto Educativo deste Agrupamento – Honestidade, Responsabilidade, Cidadania e Solidariedade, o Clube de Programação e Robótica criou um robô denominado Junqueirinho. Este robô foi criado para as crianças que frequentam as salas de aula hospitalares utilizarem e, de uma maneira inclusiva, interativa e lúdica, possam aprender ou relembrar os conteúdos programáticos do 1.º ciclo sobre o corpo humano.

Ao interagir com o robô, a criança, vai selecionar a opção que mais se adequa ao seu estado. O robô apresenta três opções: “sem bateria”, “com pouca bateria” e “100%”. De acordo com o estado selecionado, o robô vai passar-lhe uma receita, tal e qual um médico, para a ajudar a melhorar. As diferentes receitas estão numeradas e categorizadas, de acordo com os estados psíquicos propostos. No ecrã aparecerá o número da receita, que a criança deve consultar e seguir:

  • Estado “sem bateria”, o robô passa-lhe uma receita em que a criança irá ouvir alguns acordes de uma música tradicional infantil e terá que descobrir qual é, a partir das opções dadas. É a receita “Consegues adivinhar?”.
  • Estado “com pouca bateria”, o robô passa-lhe uma receita em que a criança irá realizar uma tarefa escolar mais lúdica. Poderá ser Palavras Cruzadas ou uma pergunta de Verdadeiro ou Falso?
  • Estado “100%”, ”, o robô passa-lhe uma receita em que a criança irá realizar uma tarefa onde irá testar os seus conhecimentos sobre o corpo humano. É a receita “Tu sabes?”.

Depois de realizar a tarefa proposta, e não esquecendo que o objetivo final do robô é a aprendizagem, o robô sugere que, caso a criança tenha dúvidas sobre o assunto abordado na receita ou tenha errado mais de três opções, esta consulte a ficha do respetivo tema, como por exemplo o sistema digestivo, que estará devidamente identificada.

Importa referir que o robô foi idealizado e criado pelos alunos do segundo e terceiro ciclo que frequentam o Clube de Programação e Robótica com a utilização de recursos já existentes no Clube, e pelos alunos do primeiro ciclo, que contribuíram com a elaboração das fichas sobre os sistemas e órgãos do corpo humano e a seleção das canções tradicionais.

O robô “Junqueirinho - Dr.Play” foi construído para ser oferecido ao IPO do Porto. Esta iniciativa em virtude das suas condições específicas, objetiva o combate ao isolamento social e o incentivo à partilha de recursos didáticos, através da inovação.

 

LinhaSeparadora

2018-2019 - Escola Amiga da Criança

2019 06 01 EscolaAmigaCrianca   Parabéns Agrupamento

695 escolas de todo o País… mais de 3000 candidaturas… mais de 1500 projetos… e, nós, fomos mais uma vez distinguidos!!

Obrigado a todos, pois disseram Sim ao Projeto Escola Amiga da Criança; Sim, à nossa Escola; Acreditamos que somos um Agrupamento que Educa e é Feliz.

Fomos distinguidos em quatro categorias:

  • Alimentação, Saúde e Ambiente, com o projeto “Escola Saudável”.
  • Cidadania e/ou inclusão, com o projeto “Robô Junqueirinho”.
  • Digital com os projetos:
    • “Robô Junqueirinho” (projeto vencedor, a nível nacional, nesta categoria);
    • “Segurança Digital”.
  • Atividades extracurriculares e /ou interdisciplinares, com os projetos:
    • “Dá-me a tua mão”;
    • “Vestir o mar de palavras- do leitor ao navegador”.

Obrigado a todos, porque todos fazemos a Escola, mas em particular para todos aqueles que participaram neste projeto: Abílio Santos, Agostinho Serrão, Ana Sofia Lopes, Berta Cardoso, Cristina Figueiredo, Inês Soares, Ezequiel Ferreira, Irene Gomes, Joaquim Bento, José Garcia, Margarida Carneiro, Maria Otília Gonçalves, Ricardo Castro, Sofia Silva, Suzete Jorge, Tânia Costa, Teresa Brandão e Teresa Novo.

1 de junho 2019

LinhaSeparadora

2018-2019 - Simulacro de incêndio

Durante o mês de junho, decorrerá na Escola sede do Agrupamento um exercício de treino do Plano de Emergência e Evacuação Urgente de Escola. 

Assim, esta ação não deverá ser motivo de inquietação para pais e encarregados de educação.

LinhaSeparadora

2018-2019 - eSafety Label

Multiplier Event

Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco

 

Realizou-se o dia 22 de maio de 2019, na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco o evento de disseminação do projeto eSafety Label.

Este evento foi dinamizado pelos coordenadores nacionais e embaixadores do projeto em Portugal, e ainda, pelo convidado Professor Doutor Pedro Veiga.

Mais uma vez, o nosso agrupamento participou, com a coordenadora do projeto e embaixadora do eSafety Label em Portugal, professora Irene Gomes e o professor Ricardo Castro.

2019 05 23 CasteloBranco 2019 05 23 CasteloBranco13

Saber mais sobre o projeto: https://www.esafetylabel.eu/esafety-label

LinhaSeparadora

2018-2019 - Clube de Programação e Robótica

É com muita alegria que, mais uma vez, felicitamos a professora Tânia Costa, responsável pelo Clube de Programação e Robótica e todos os elementos que nele participam, pelo reconhecimento do seu trabalho. O Clube foi premiado por ser considerado um dos três melhores, destacando-se pelos projetos desenvolvidos.

2018 11 22 PremioRobotica

 

A Direcção Geral de Educação divulgou o jogo construído pelo Clube de Programação e Robótica no âmbito do projeto Erasmus+ "Dr. Play."

 

LinhaSeparadora

f t g m