Copyright 2019 - Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira

2019-2020: Início do ano ano letivo

Receção aos Alunos e Encarregados de Educação – 2019 / 2020

2019 09 02 InicioAnoLetivo painel

Avisam-se os Encarregados de Educação que as atividades letivas terão início no próximo dia 13 de setembro, com a receção aos Alunos e Encarregados de Educação.

Por favor consulte as informações publicadas na plataforma Giae.

Assim, os Encarregados de Educação deverão acompanhar os seus Educandos nos seguintes horários:

LinhaSeparadora

2019-2020: I ENCONTRO “FAZER APRENDER EM VILA DO CONDE”

   2019 09 02 Junqueiro Ciencias  I ENCONTRO “FAZER APRENDER EM VILA DO CONDE”
 CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
 4 de setembro, 9h00, na escola sede do Agrupamento

 

Vivemos atualmente um período de grandes mudanças na concepção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, nomeadamente na área das Ciências Experimentais. Com a publicação do Decreto-Lei 55/2018 de 6 de Julho, pretende-se, de uma forma mais concreta, que os nossos alunos desenvolvam capacidades e atitudes que contribuam para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Desenvolver uma escola onde todos aprendam é o objetivo que todos enfrentam. Nesse sentido, e tendo presente a visita recente de uma equipa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência a várias escolas do nosso concelho, onde procurou conhecer e acompanhar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem nas Ciências Experimentais em contexto de sala de aula, assim com o facto de todos os nossos alunos, apesar de estudarem em escolas diferentes, pertencerem ao mesmo concelho, um conjunto de docentes propôs a realização de um encontro para partilha de boas práticas no âmbito das Ciências Experimentais.

Este Encontro tem como principais objetivos: Contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas em Ciências Experimentais; Promover novas formas de aprendizagem; Criar comunidades de prática que construam novas oportunidades de aprendizagem.

LinhaSeparadora

2018-2019 - Matrículas - 10.º ano

Dia 16 de julho de 2019, das 13:00 às 16:30 horas

Documentos necessários:

  • Fotocópia do cartão de cidadão do Aluno e do Encarregado de Educação
  • Número de identificação fiscal (NIF), do Aluno e do E. E. (caso não tenha C.C.)
  • Fotocópia do cartão de utente do sistema nacional de saúde do aluno (caso não tenha C.C.)
  • Boletim de vacinas do aluno, atualizado (só para verificação)
  • 2 fotos tipo passe do aluno
  • N.º do NIB do Encarregado de Educação (só para os cursos profissionais)

Todos os documentos têm que ser devidamente assinados pelo encarregado de educação do aluno, nos espaços indicados para o efeito. 

LinhaSeparadora

2018-2019 - Concurso para Diretor do CFAE

Lista de admitidos / excluídos

Cargo de Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde

Aviso n.º 6117/2019

Informamos que o juri já se apreciou as propostas recebidas, definindo os candidatos admitidos / excluídos (consultar lista).

LinhaSeparadora

2018-2019 - Reutilização de Manuais escolares

2019 2020 ManuaisEscolares   Informação aos Encarregados de Educação

Reutilização de Manuais Escolares- 1.º, 2.º e 3.º ciclos

Os manuais escolares devem ser devolvidos na biblioteca da escola sede até 28 de junho, exceto os manuais das disciplinas sujeitas a exame, que deverão ser devolvidos três dias após a realização dos mesmos.

Esta medida abrange todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos (que levantaram os manuais para o ano letivo 2018/2019, através da plataforma MEGA), e todos os alunos do 3.º ciclo subsidiados.

A não devolução dos manuais ou devolução dos mesmos em mau estado estão sujeitos a medidas de penalidade (devolução ao estabelecimento de ensino do valor integral do manual e caso o valor não seja restituído, o aluno fica impedido de receber o/os manual/ais gratuito/s para o próximo ano letivo na plataforma MEGA).

Junqueira, 15 de abril de 2019

LinhaSeparadora

Matrículas 2019-2020 - Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º ciclo

Matrículas do Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º ciclo

De acordo com o despacho normativo n.º6/2018, de 12-04-2018, informam-se os pais e encarregados de educação que as matrículas, decorrem entre 15 abril (segunda-feira) a 15 junho (sábado) de 2019 (visualizar).

Destinatários da matrícula

Pré-Escolar 
  • Crianças de 4 e 5 anos que ainda não estejam matriculadas;
  • Crianças que completem 3 anos de idade até 15 de setembro;
  • Crianças que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas.
1.º Ciclo
  • Com matrícula obrigatória, crianças que completem 6 anos de idade até 15 de setembro;
  • Com matrícula a título condicional e facultativo, crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro, se tal for requerido pelo encarregado de educação em impresso próprio, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas.

 

O pedido de matrícula deve ser apresentado:

  • Preferencialmente via internet, na aplicação informática disponível no Portal das Escolas [www.portaldasescolas.pt], com recurso à autenticação através de cartão de cidadão (com código PIN);
  • Não sendo possível, de modo presencial, nos serviços administrativos da escola sede do Agrupamento das 10h às 16h, procedendo esses serviços ao registo eletrónico da matrícula na aplicação informática referida anteriormente ou noutra indicada pelo Ministério da Educação.

 

Documentação necessária para verificação:

Atenção: Só serão aceites matrículas mediante a apresentação de todos os documentos.

  • Boletim individual de saúde do aluno atualizado;
  • N.º identificação da segurança social (NISS) do aluno;
  • N.º cartão de utente de saúde / benificiário do aluno;
  • Subsistema de saúde / seguradora (caso se aplique) do aluno;
  • Últimos dados relativos à composição do agregado familiar validados pela Autoridade Tributária (apenas nos casos que o Encarregado de Educação não seja pai/mãe);
  • Cartão de Cidadão do aluno e do Encarregado de Educação;
  • 2 fotografias (1.º Ciclo);
  • 4 fotografias (Pré Escolar);
  • Declaração médica em como a criança se encontra em condições de frequentar o ensino Pré-Escolar;
  • Comprovativo de residência.

 

Nota: Se pretender Auxílios Económicos – Ação Social Escolar (Refeitório / Prolongamento) deverá dirigir-se aos serviços competentes da Câmara Municipal de Vila do Conde com a fotocópia de Declaração da Segurança Social a indicar o Escalão do Abono de Família referente ao ano 2019.  

 

Junqueira, 15 de abril  de 2019

LinhaSeparadora

Matrículas 2019-2020 - Renovação do Pré-Escolar

Renovação de matrículas do pré-escolar

De acordo com o despacho normativo n.º6/2018, de 12-04-2018, informam-se os pais e encarregados de educação que as renovações de matrícula para frequentar o Pré-Escolar, no Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, no ano letivo 2019/2020, decorrem entre 15 abril (segunda-feira) a 15 junho (sábado) de 2019 (visualizar).

Para o efeito, terão de se deslocar aos serviços administrativos da escola sede deste Agrupamento no seguinte horário de atendimento:

Das 10H00 às 16H00 sem interrupção

  

Os documentos necessários para verificação na renovação de matrículas, ão os seguintes:

  • Cartão de Cidadão;
  • Boletim de vacinas atualizado;
  • Fotocópia da Declaração da Segurança Social onde está indicado o escalão de Abono de Família, bem como o NISS – Número de Identificação da Segurança Social. (Esta declaração é obtida através da Segurança Social Direta).

       Mais se informa que esta Declaração terá de ser entregue nos serviços da Câmara Municipal de Vila do Conde, para efeitos de prolongamento e/ou refeição.

 

Junqueira, 15 de abril  de 2019

LinhaSeparadora

f t g m