Ler pela Paz e cantar pela Harmonia - MIBE 2022
No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE 22) cujo tema este ano é “LER PARA A PAZ & HARMONIA GLOBAIS”, a Biblioteca Escolar:
- em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de todas as turmas de 7.º ano, está a participar no Bookmark Exchange Project 2022, de acordo com o tema da IASL (International Association of School Librarianship), na realização de marcadores de livros sobre a Paz, que estão em Exposição da Biblioteca Escolar da EB Dr. Carlos Pinto Ferreira; Posteriormente, a escola partilha estes marcadores em intercâmbio com escolas internacionais;
- convida todos os alunos e professores a dedicarem os primeiros 5 minutos da aula à leitura do poema do soldado ucraniano, em inglês e/ou traduzido para português, através do email enviado para todo o AE Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira - Vila do Conde;
- em articulação com a disciplina de Formação Musical, na comemoração do Dia da Biblioteca Escolar (24 de outubro) com uma música: o “Hino da Alegria” e com a disciplina de Português, através da produção de marcadores da Paz e leitura do poema de um soldado ucraniano, com alunos do 6.º B, no intervalo das 15H20, na EB Dr. Carlos Pinto Ferreira; a Biblioteca Escolar. Foram “5 minutos a Ler pela Paz e cantar pela Harmonia Global”.
(consultar)
O poema...
NÃO ME ESCREVAM SOBRE A GUERRA
Não me escrevam sobre a guerra Apenas respondam: Há um jardim perto? Os caracóis rastejam na relva e vocês ouvem Cigarras a cantar, gafanhotos a fugir?
[…] A coisa que eu mais queria era limpar as vossas cartas da tristeza, remover tudo.
As árvores das cerejeiras já têm flores? Se alguém trouxer um buquê que vocês gostam Não lhes falem sobre os assustadores ataques de mísseis Em vez disso, falem mais desta nossa vida.
Por favor convidem toda a gente que encontrarem a visitar a Ucrânia quando esta guerra acabar. Nós iremos mostrar-lhe a nossa gratidão por saber que os nossos filhos estavam sãos e salvos.
|
publicado em 24 de outubro, em notícias ao minuto
|