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Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico

A docente Tania Costa, coordenadora do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico", esteve no passado dia 30 de junho no Evento Final promovido pela Direção Geral de Educação, como moderadora convidada do painel de Boas Práticas, onde apresentou o projeto Europeu “Discovering the World” desenvolvido em articulação com as docentes do 1º ciclo, Eduarda Costa, Julieta Ferreira, e Ana Rosa Santos.

O Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira foi destacado como referência e exemplo de boas práticas na implementação do projeto-piloto de "Iniciação à Programação no 1º ciclo.

Obrigado a todos os que participaram neste projeto, contribuindo para que sejamos um Agrupamento de referência.

 

2017 06 30 EventoFinal Programacao


Projeto Codemove

É com enorme satisfação que felicitamos os nossos alunos do 1.º ciclo que participaram no projeto Codemove, entre os dias 5 e 12 de dezembro.

Mais uma vez, os nossos alunos mostraram muito empenho e entusiasmo na participação desta iniciativa.

Participação
Escola Básica Agustina Bessa Luís, Bagunte, Vila do Conde no codemove.pt
2016 12 15 codemove EB1 ABL 
Participação
Escola Básica de Bouçó, Rio Mau, Vila do Conde no codemove.pt
2016 12 15 codemove EB1 RioMau
Participação
Escola Básica de Casais, Arcos, Vila do Conde no codemove.pt
2016 12 15 codemove EB1 Arcos
Participação
Escola Básica de Medados, Touguinha, Vila do Conde no codemove.pt
2016 12 15 codemove EB1 Touguinha
Participação
Escola Básica de Monte, Touguinhó, Vila do Conde no codemove.pt
2016 12 15 codemove EB1 Touguinho
Participação
Escola Básica n.º 1 de Junqueira, Vila do Conde no codemove.pt
2016 12 15 codemove EB1 Junqueira

Projeto Erasmus+ “Maths Through Games”

2017 11 30 Erasmus      2017 11 30 logotipoErasmus

O Projeto ERASMUS+: Maths Though Games, com o número: 017-1-FR01-KA219-037119_2 coliga o Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira como responsável pela criação de jogos didáticos para alunos entre os 6 e 12 anos, em 6 domínios Matemáticos: 1 - Números Inteiros e Frações, 2 - Organização e tratamento de dados, 3 - Cálculos, 4 - Lógica, 5 - Geometria, 6 - Medidas, com recurso à Programação e à Robótica, para reforço de competências. Enquadrado na ação KA219 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas), com a duração de de 36 meses, foi aprovado no dia 26-07-2017.

Os 6 domínios matemáticos serão distribuídos ao longo dos 3 anos do projeto (2 temas por ano):

• 1.º Ano: números, frações e decimais / manipulação de dados

• 2.º Ano: cálculos (as 4 operações) / lógica

• 3.º Ano: geometria / medidas

O projeto integra mobilidades de aprendizagem com alunos e professores com todos os países parceiros. Portugal receberá em Abril a primeira mobilidade de aprendizagem. Em 2018 a segunda mobilidade ocorrerá na Eslovénia, e, em 2019, a Polónia irá receber a terceira mobilidade de aprendizagem.

 

OPERACIONALIZAÇÃO

A 1.ª reunião transnacional do projeto "Maths Through Games" decorreu na escola primária g. Pastagens em Gambettola Itália, entre os dias 21 e 23 de Novembro de 2017 com a presença de todos os parceiros envolvidos de França, Bélgica, Portugal, Eslovénia e Polónia. O grupo constituído por 13 professores foi recebido pelo presidente da Câmara Roberto Sanulli, e pela dirigente da escola Francesca Angelini, com as professoras Luisa Ceccarelli e Monica Rocchi.

2017 11 30 reuniao

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Projeto Eramus+ Dr. Play

2017 11 30 Erasmus      2017 11 30 PosterDrPlay

O Projeto ERASMUS+: Dr. Play, com o número: 2017-1-ES01-KA219-038081, coliga o Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, como responsável por toda a aplicação da Informática associada à criação de jogos didáticos multidisciplinares, nos domínios da saúde e inclusão social, com recurso à Programação e à Robótica, para serem utilizados por crianças internadas na área da oncologia pediátrica em Hospitais Escola situados na Espanha, na Polónia e em Hospitais Portugueses. Enquadrado na ação KA219 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas), com a duração de 24 meses, foi aprovado no dia 26-07-2017. Por ser um projeto extremamente inovador, é uma oportunidade única para a criação e divulgação de práticas inclusivas e motivadoras, com uma forte conscientização social. Capaz de promover a solidariedade entre crianças que frequentam escolas do ensino regular, com crianças que frequentam salas de aula hospitalares, em virtude das suas condições específicas, objetiva a partilha dos recursos didáticos criados, o combate ao isolamento social, a disseminação de boas práticas entre essas e outras instituições e o incentivo à participação e à inovação.

 

OPERACIONALIZAÇÃO

Após a aprovação do projeto, procedeu-se à primeira reunião transnacional que decorreu no Hospital de San Juan de Alicante em Espanha, entre os dias 15 e 17 de Novembro de 2017, com a presença de todos os parceiros envolvidos de Espanha, Portugal e Polónia.​

 

No dia 17 de novembro de 2017, foi feita a apresentação do projeto Dr. Play no Salão de Assembleias do Hospital de San Juan de Alicante. Neste evento estiveram presentes, em representação do Hospital, a Diretora Médica Adjunta Sra. M.ª Norma Iranzo e a Diretora de Enfermagem Sra. Antonia Graells. A representar o Ministério da Educação, a Inspectora de Educação Sra. M.ª Ángeles García Lázaro. Por parte da comunidade escolar, estiveram presentes estudantes do 5.º ano do Colégio Lo Romero em San Juan de Alicante, a Diretora Sra. Elena Alcaraz e professores que lecionam este ano de escolaridade.

2017 11 30 ApresentaProjeto1   2017 11 30 ApresentaProjeto2

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Projeto Europeu "OpenWay-GoAndPlay"

"O projeto europeu denominado "OpenWay-GoAndPlay" foi fundado pela docente da disciplina de Iniciação à Programação, Tania Costa, que consistiu na criação de um jogo multidisciplinar, construído colaborativamente por alunos de diversos países, Polónia, Grécia, Turquia e Eslováquia. Teve como principal objectivo utilizar o Scratch como ferramenta de criação de aprendizagens, ao desenvolver a transversalidade entre culturas e estratégias de aprendizagem no 1º ciclo, estimulando o raciocínio lógico da programação, através da construção de sequências de perguntas ligadas entre si. O jogo foi desenvolvido nas aulas de Iniciação à Programação, com a colaboração da docente do 1ª ciclo Berta Cardoso, que orientou os alunos envolvidos na formulação das perguntas a serem criadas no Scratch. O projeto já obteve o prémio Selo de Qualidade na Eslováquia, e aguarda avaliação do Sistema Nacional Português." (visualizar projeto)

 scratch


Selo digital

selodigital

 

Foi com muito entusiasmo que os nossos alunos assistiram a esta atividade, promovida no âmbito do projeto Selo Digital.


Escola Eletrão

1º Prémio Distrital - Escola Eletrão

Felicitamos todos os participantes deste projeto, pois com o seu empenho que adquirimos o PRIMEIRO PRÉMIO distrital.


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