Copyright 2020 - Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira

2020-2021: Outubro Mês Europeu da Cibersegurança

 Nos dias de hoje a Internet tornou-se uma ferramenta imprescindível na vida das pessoas. Todas as necessidades e questões estão disponíveis ao simples clique e de forma imediata. A criação de conteúdos na Internet está a crescer. Os utilizadores da Web podem publicar os seus conteúdos sem normas e sem regras, o que dificulta aos consumidores dos portais Web encontrarem informação com qualidade (Parker et al., 2006).

A grande questão que se coloca é com tanta abertura e liberdade de publicação de conteúdos, será que toda a informação que circula na Internet é exata e precisa? Será que os utilizadores conseguem tomar decisões corretas baseados nas suas pesquisas? Silva & Castro (2008) também consideram que a Internet é uma grande fonte de informação pela sua interatividade, facilidade e baixo custo de acesso, no entanto, os conteúdos disponibilizados podem não ser confiáveis e comprometer as tomadas de decisão. A possibilidade de qualquer pessoa publicar informação na Internet sem qualquer controlo é um dos fatores principais para a falta da qualidade dos conteúdos disponibilizados. Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança, promovendo não só, a utilização mais segura da Internet nos cidadãos europeus, mas também incentiva todas as entidades que fornecem o conhecimento e as ferramentas a fazerem-no.

O nosso agrupamento sugere algumas regras importantes a seguir quando se utiliza a Internet:

  • Nunca digas as tuas passwords a ninguém;
  • Nunca dês informações pessoais nas redes sociais;
  • Nunca abrir, ou responder a e-mails estranhos;
  • Não marcar encontros com amigos virtuais;
  • Abandona as redes sociais quando algum desconhecido fala mal de ti ou te ameaça;
  • Denuncia situações de violência online 800 219 090;
  • Pede ajuda aos teus pais, professores e/ou Centro Internet Segura quando tiveres algum problema na Internet.2020 10 13 outubro ciberseg

Bibliografia:

  • Parker, M. B., Moleshe, V., De la Harpe, R. & Wills, G. B. (2006). An evaluation of Information quality frameworks for the World Wide Web, 1–11.
  • Silva, E., & Castro, L. (2008). A internet como forma interativa de busca de informação sobre saúde pelo paciente. Revista Textos de la CiberSociedad, ISSN 1577-3760, nº 16.

tios Web Consultados:

LinhaSeparadora

f t g m