É com muito orgulho que informamos que o nosso Agrupamento está envolvido num projeto-piloto do Ministério da Educação, disponibilizando a todos os alunos do 7.º ano, manuais em formato digital.
Este projeto assume-se como uma mais-valia para a sala de aula, em que os nossos alunos terão oportunidade de aprender com recurso às novas tecnologias, contribuindo para a evolução da geração digital.
Assim, partilhamos a informação remetida aos encarregados de educação e alunos implicados neste projeto, destacando-se da informação do Sr. Secretário de Estado da Educação os objetivos primordiais desta ação (ver documento completo):
Desenvolver as competências digitais dos alunos;
Desenvolver literacias múltiplas, através da capacidade de comunicação em diferentes modalidades, do desenvolvimento de pensamento computacional e do sentido crítico;
Promover a exploração de recursos educativos múltiplos, que permitem explorar diferentes interesses e adequar os recursos a necessidades específicas;
Responder a questões de âmbito geral, como a resposta efetiva à sustentabilidade ambiental e aos problemas de excesso de peso nas mochilas.
Informamos que se encontram afixadas na escola sede do Agrupamento, as turmas provisórias para o ano letivo 2020-2021, de todos os anos de escolaridade.
Qualquer esclarecimento adicional, deverá ser efetuado através dos serviços administrativos.
De acordo com as orientações que recebemos esta tarde por parte da DGEstE, informamos que as matrículas para os alunos que no próximo ano letivo irão frequentar o 5.º ano, o 7.º ano e o 10.º ano e que ainda não procederam ao processo de matrícula que o deverão fazer no portal das matrículas.
Apenas se suspendeu o processo de renovação para os alunos que no próximo ano letivo irão frequentar o 2.º ano, 3.º ano, 4.º ano, 6.º ano, 8.º ano e 9.º ano, que passa a ser automático.
Qualquer encarregado de educação que pretenda que o seu educando seja transferido para outra escola terá que aceder ao Portal das Matrículas para efetuar o pedido de transferência, independentemente do ano de escolaridade do aluno.
Este foi o mecanismo que o Ministério da Educação indicou para agilizar o processo de matrículas através do Portal das Matrículas.
No 13 de março de 2020… Sai um comunicado da Direção, os alunos vão para casa sem data definida para o retorno! Que estranho! Os alunos vão para casa mas o ambiente não é de festa, bem pelo contrário, há apreensão no ar… não só por causa do vírus que nos ataca mas também pela interiorização de que tudo iria ser diferente e de que a Escola iria deixar saudades… E assim foi, passaram-se três meses, demasiado tempo confinados em casa… Muito trabalho, muitas saudades e muita interajuda. Os professores e os Educadores, sempre atentos, presentes e cuidadosos, os alunos sempre à alerta, à espera do professor e demais colegas num qualquer canto do Classroom, a nossa nova sala. Tanta coisa aconteceu, tantas coisas muito boas, algumas menos boas mas todas elas a contribuir para um crescimento sem precedentes de cada um de nós… Aos nossos queridos alunos, estimados professores e educadores, assistentes técnicos e assistentes operacionais, prezados encarregados de educação, associações de pais, juntas de freguesia, câmara municipal, amigos e parceiros do nosso Agrupamento, em nome da nossa comunidade, o meu muito obrigado… Obrigado pela vossa presença, dedicação e cuidado para com todos nós que somos a verdadeira escola! "Uma escola de excelência, uma melhores escola, melhores cidadãos" A todos o meu bem-haja…
Informamos todos os interessados, que de acordo com o ponto 2, art.º 11.º do Cap. IV do Decreto-Lei nº 14-g/2020, o período de matrículas para os alunos que no ano letivo 2020/2021 irão frequentar o 5.º, 7.º ou 10.º ano, decorrerá (consultar informação):
5.º ou 7.º ano – Dias 6, 7 e 8 de julho
10.º ano - Dias 2, 3 e 6 de julho
Mais informações:
O pedido de matrícula é realizado preferencialmente Via Internet através do portaldasmatriculas.edu.gov.pt estando disponíveis as seguintes formas de autenticação:
Cartão de cidadão
Chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças
Não conseguindo aceder ao portaldasmatriculas.edu.gov.pt deverá contactar os Serviços Administrativos da escola sede do agrupamento – Telefone: 252650510 - das 9h00 às 17h:30 para solicitar marcação prévia na ajuda do preenchimento do registo eletrónico enquanto se mantiver a situação epidemiológica da doença COVID-19.
O dia/hora de atendimento será agendado de acordo com a ordem do pedido.
Não são permitidos acompanhantes – apenas 1 pessoa por renovação de matrícula.
Deverão apresentar-se equipados de máscara e esferográfica própria, dando cumprimento às orientações do SNS.
Renovações de matrícula para os alunos que no próximo ano letivo irão frequentar (consultar informações):
2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade (presencial) - entre os dias 9 e 15 de junho
2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade (via NetGiae - ajuda) - entre os dias 9 e 15 de junho
6.º ano de escolaridade - 16 de junho
8.º e 9.º ano de escolaridade - 17 e 18 de junho
Os encarregados de educação deverão contactar os Serviços Administrativos, através do telefone 252 650 510, para solicitar marcação prévia.
A ficha de renovação de matrícula, devidamente atualizada, deverá ser entregue até ao dia 18 de junho de 2020, nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento – Junqueira.
Regresso do ensino Pré-Escolar às atividades presenciais
No regresso às atividades presenciais da educação pré-escolar é importante lembrarmos a nossa comunidade para a importância das regras de segurança a adotar nos recintos escolares, no sentido de conter a propagação do novo coronavírus.
É também, muito importante que as crianças percebam os cuidados a ter.