Clube Ciência Viva na Escola - "Elementar, meu caro Watson”
No dia 8 de novembro, 25 alunos do 9.º ano e 4 alunos do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira participaram no workshop, "Elementar, meu caro Watson”: Forense júnior Tipagem Sanguínea e Recolha das Impressões Digitais, dinamizado pelo Centro de Ciência Viva de Vila do Conde.
Depois de aprenderem sobre tipagem sanguínea (determinação do grupo sanguíneo: A, B, AB e O), os alunos realizaram experiências, tendo analisado amostras de sangue e imprimido as suas próprias impressões digitais, classificando-as com a metodologia de datiloscopia (identificação humana por meio de impressões digitais).
No final, partilharam resultados e conclusões.
Com esta atividade os alunos tiveram a oportunidade de aprender e praticar a ciência forense.
É de destacar a participação entusiástica de todos os alunos.
Realizou-se o concurso da "Melhor Sanduíche Saudável do Mundo", protagonizada pelos alunos do 6.º A. Como júri, tivemos a nutricionista da ULS Drª Lara Costa, a professora Vânia Rocha e a Dr.ª Sílvia Silva, representante da Editora Areal, que patrocinou os presentes para o grupo vencedor.
Estas atividades foram realizadas no âmbito dos Projetos Ciência Viva, Educação para a Saúde e Ecoescolas.
Muitos parabéns a todos os concorrentes!
A alimentação é um dos “principais pilares da saúde”, sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo. No âmbito da Semana da Alimentação, no dia 30 de outubro de 2024, os alunos do 9.º ano assistiram a uma palestra sobre "Lanches saudáveis", no Auditório da nossa Escola, palestra essa orientada pela Dr.ª Lara Costa, nutricionista da Unidade Local de Saúde da Póvoa e Vila do Conde.
Esta sessão permitiu sensibilizar os alunos para a necessidade da mudança de hábitos alimentares mais saudáveis/equilibrados. Os aspetos abordados serviram de mote para levar os participantes a questionar, a colocar hipóteses e, principalmente, a construir conhecimento, o que resultou num diálogo participativo e muito positivo.
Publicação da lista de classificações
A segurança na internet é crucial para proteger dados pessoais e financeiros, prevenir fraudes e garantir a privacidade. Com o aumento das ameaças cibernéticas, é vital adotar práticas seguras, para salvaguardar nossa informação e integridade online.
No âmbito do projeto "Segurança Digital", implementamos projetos e atividades que promovam a segurança das nossas crianças e jovens e respetivas famílias. A participação no concurso nacional "Desafios Seguranet", é, desde o seu início, uma prática comum no nosso Agrupamento.
Assim, é com muito orgulho que informamos que o nosso Agrupamento se posicionou no 5.º lugar (lista).
Porque juntos somos mais fortes, agradecemos a colaboração dos docentes e não docentes e em especial aos nossos alunos e encarregados de educação que nos apoiam sempre.
Mais informação em https://www.seguranet.pt/
Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”
No dia 10 de maio pelas 21 horas, no Auditório Municipal de Vila do Conde, ocorreu a sessão de entrega dos selos “Escola Amiga da Criança”, na qual o nosso Agrupamento foi novamente distinguido.
Aceitando o convite da Fapconde que em colaboração com a CONFAP, a Leya e o Psicólogo Eduardo Sá, distinguiu os nossos projetos:
- “Sustainability Education in All-Day Schools” / Programa Erasmus+, na categoria Sustentabilidade
- A Escola na Cividade, na categoria Espaço Escolar
- À velocidade do Sol, na categoria Sustentabilidade
- Bons comportamentos, na categoria Cidadania e Inclusão
- Caligramando, na categoria Cidadania e Inclusão
- Celebração do 25 de abril, na categoria Espaço Escolar
- “Compreender” a puberdade, na categoria Literacias
- Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, na categoria Cidadania e Inclusão
- Dragon Force Awareness, na categoria Cidadania e Inclusão
- O projeto Green Cork, na categoria Sustentabilidade
- Raízes do Junqueirinho, na categoria Envolvimento da Família
- Segurança Digital, na categoria Digital
- Slogan Humano - Dia da Terra, na categoria Sustentabilidade
- Viajar, é preciso!, na categoria Cidadania e Inclusão
- Educação Ambiental, na categoria Alimentação e estilo de vida Saudável
- Horta Pedagógica, na categoria Alimentação e estilo de vida Saudável
Mais uma vez, a nossa grande equipa está de parabéns!
Agradecemos a todos os envolvidos, docentes, não docentes, alunos, famílias e parceiros, pois só como uma comunidade comprometida, atingimos os nossos objetivos.
Aceitaste o desafio e mostraste do que eras capaz!
Parabéns!
A Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira participou pela 3.ª vez na grande competição de matemática Equamat, promovida pela Universidade de Aveiro e destinada a alunos do 3.º ciclo, que associa os conteúdos lecionados na sala de aula ao jogo e ao desafio.
A competição Equamat inseriu-se no âmbito do projeto Pmate – Competições Nacionais de Ciência, sendo um trabalho contínuo, entre professoras e alunos, ao longo do ano letivo.
O culminar de todo este trabalho materializou-se num grande evento nacional na Universidade de Aveiro, no dia 2 de maio de 2024. De entre as 97 escolas participantes, públicas e privadas, de todo o país, a Escola Dr. Carlos Pinto Ferreira alcançou o 8.º lugar nesta competição.
Foi com orgulho que as professoras de Matemática acompanharam a dedicação, o esforço e o empenho de todos os alunos envolvidos neste projeto. Foram visíveis, ao longo do ano letivo, os sorrisos, a alegria, o gosto pela vitória, a cumplicidade, a descoberta,… que estes alunos vivenciaram.
Parabéns a todos pela garra que demonstraram.
Os melhores classificados da Escola, por ano de escolaridade, foram:
- 7.º ano (universo de 578 equipas):
12.º lugar: Margarida Varela e Miguel Domingues
16.º lugar: Gonçalo Pedreira e Núria Carvalho
24.º lugar: Ariana Moreira e Leonor Castro
- 8.º ano (universo de 557 equipas):
9.º lugar: João Maricato e Tiago Freitas
14.º lugar: Beatriz Santos e Maria Luísa Vieira
20.º lugar: Inês Vale e Margarida Mendes
- 9.º ano (universo de 369 equipas):
22.º lugar: Tiago Matias Silva e Tiago André Silva
92.º lugar: Bruno de Jesus e Selma Ponte
Agradecemos à Câmara Municipal de Vila do Conde por ter facultado o transporte para a Universidade de Aveiro e congratulamos, também, toda a comunidade educativa, em particular, os encarregados de educação e os diretores de turma dos alunos envolvidos pela colaboração demonstrada.
Obrigado