A partir do projeto europeu Erasmus+ Dr. Play, que pretende promover a interação e a solidariedade entre as crianças que frequentam as escolas regulares e as crianças hospitalizadas, e baseado nos valores do Projeto Educativo deste Agrupamento – Honestidade, Responsabilidade, Cidadania e Solidariedade, o Clube de Programação e Robótica criou um robô denominado Junqueirinho. Este robô foi criado para as crianças que frequentam as salas de aula hospitalares utilizarem e, de uma maneira inclusiva, interativa e lúdica, possam aprender ou relembrar os conteúdos programáticos do 1.º ciclo sobre o corpo humano.
Ao interagir com o robô, a criança, vai selecionar a opção que mais se adequa ao seu estado. O robô apresenta três opções: “sem bateria”, “com pouca bateria” e “100%”. De acordo com o estado selecionado, o robô vai passar-lhe uma receita, tal e qual um médico, para a ajudar a melhorar. As diferentes receitas estão numeradas e categorizadas, de acordo com os estados psíquicos propostos. No ecrã aparecerá o número da receita, que a criança deve consultar e seguir:
Estado “sem bateria”, o robô passa-lhe uma receita em que a criança irá ouvir alguns acordes de uma música tradicional infantil e terá que descobrir qual é, a partir das opções dadas. É a receita “Consegues adivinhar?”.
Estado “com pouca bateria”, o robô passa-lhe uma receita em que a criança irá realizar uma tarefa escolar mais lúdica. Poderá ser Palavras Cruzadas ou uma pergunta de Verdadeiro ou Falso?
Estado “100%”, ”, o robô passa-lhe uma receita em que a criança irá realizar uma tarefa onde irá testar os seus conhecimentos sobre o corpo humano. É a receita “Tu sabes?”.
Depois de realizar a tarefa proposta, e não esquecendo que o objetivo final do robô é a aprendizagem, o robô sugere que, caso a criança tenha dúvidas sobre o assunto abordado na receita ou tenha errado mais de três opções, esta consulte a ficha do respetivo tema, como por exemplo o sistema digestivo, que estará devidamente identificada.
Importa referir que o robô foi idealizado e criado pelos alunos do segundo e terceiro ciclo que frequentam o Clube de Programação e Robótica com a utilização de recursos já existentes no Clube, e pelos alunos do primeiro ciclo, que contribuíram com a elaboração das fichas sobre os sistemas e órgãos do corpo humano e a seleção das canções tradicionais.
O robô “Junqueirinho - Dr.Play” foi construído para ser oferecido ao IPO do Porto. Esta iniciativa em virtude das suas condições específicas, objetiva o combate ao isolamento social e o incentivo à partilha de recursos didáticos, através da inovação.
695 escolas de todo o País… mais de 3000 candidaturas… mais de 1500 projetos… e, nós, fomos mais uma vez distinguidos!!
Obrigado a todos, pois disseram Sim ao Projeto Escola Amiga da Criança; Sim, à nossa Escola; Acreditamos que somos um Agrupamento que Educa e é Feliz.
Fomos distinguidos em quatro categorias:
Alimentação, Saúde e Ambiente, com o projeto “Escola Saudável”.
Cidadania e/ou inclusão, com o projeto “Robô Junqueirinho”.
Digital com os projetos:
“Robô Junqueirinho” (projeto vencedor, a nível nacional, nesta categoria);
“Segurança Digital”.
Atividades extracurriculares e /ou interdisciplinares, com os projetos:
“Dá-me a tua mão”;
“Vestir o mar de palavras- do leitor ao navegador”.
Obrigado a todos, porque todos fazemos a Escola, mas em particular para todos aqueles que participaram neste projeto: Abílio Santos, Agostinho Serrão, Ana Sofia Lopes, Berta Cardoso, Cristina Figueiredo, Inês Soares, Ezequiel Ferreira, Irene Gomes, Joaquim Bento, José Garcia, Margarida Carneiro, Maria Otília Gonçalves, Ricardo Castro, Sofia Silva, Suzete Jorge, Tânia Costa, Teresa Brandão e Teresa Novo.
Realizou-se o dia 22 de maio de 2019, na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco o evento de disseminação do projeto eSafety Label.
Este evento foi dinamizado pelos coordenadores nacionais e embaixadores do projeto em Portugal, e ainda, pelo convidado Professor Doutor Pedro Veiga.
Mais uma vez, o nosso agrupamento participou, com a coordenadora do projeto e embaixadora do eSafety Label em Portugal, professora Irene Gomes e o professor Ricardo Castro.
Mais uma vez, felicitamos equipa promotora deste projeto, já reconhecido pela sua importância.
"O Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira coordena e promove os projetos Erasmus+ k2, Dr. Play nº 2017-1-ES01-KA219-038081_2 e Maths Through Games nº 2017-1-FR01-KA219-037119_2".
É com muita alegria que, mais uma vez, felicitamos a professora Tânia Costa, responsável pelo Clube de Programação e Robótica e todos os elementos que nele participam, pelo reconhecimento do seu trabalho. O Clube foi premiado por ser considerado um dos três melhores, destacando-se pelos projetos desenvolvidos.
A Direcção Geral de Educação divulgou o jogo construído pelo Clube de Programação e Robótica no âmbito do projeto Erasmus+ "Dr. Play."
Concurso Clubes de Programação e Robótica 2017-2018
É com muita satisfação que comunicamos que o Clube de Programação e Robótica (CPR) do nosso Agrupamento, submetido no âmbito do concurso CPR 2017/2018, é um dos 5 melhores na categoria a que concorreu.
Desde já, queremos felicitar a coordenadora do projeto Tânia Costa e restantes elementos envolvidos!
Cerimónia de entrega dos "Selos Escolas eTwinning", aos agrupamentos de escolas da região Norte, realizada em Braga.
Foi para nós uma grande alegria, ter participado na cerimónia de entrega do galardão “Selo de Escola eTwinning” aos agrupamentos de escolas da região Norte pelo seu excelente trabalho.
O nosso Agrupamento foi premiado com o Selo de Escola eTwinning após um processo de duas fases, tornando-se elegível para passar à segunda fase pela distinção recebida no ano letivo de 2016-2017 do Selo Nacional e Europeu de Qualidade atribuído à docente Berta Cardoso no âmbito do projeto Europeu “OpenWay- GoAndPlay”. Com a obtenção do Selo de Ouro no projeto eSafety Label coordenado pela docente Irene Gomes, e a execução dos projetos Erasmus+ pela coordenadora Tania Costa, o Agrupamento de Escolas foi premiado com o Selo Escola eTwinning.
As escolas distinguidas são pioneiras e líderes nas áreas de:
Práticas digitais
Práticas de eSafety
Abordagens pedagógicas inovadoras e criativas
Promoção do desenvolvimento profissional contínuo dos professores
Promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os professores e os alunos
Obrigada a todos os que contribuiram para o sucesso dos projetos do nosso Agrupamento.