"Este problema associa-se muitas vezes a jovens e adolescentes, uma vez que estes elementos são, de uma forma natural, mais suscetíveis a possíveis interações com outros pares. No entanto, este fenómeno é extensível a qualquer utilizador, independentemente da sua idade ou género. Embora um caso de Cyberbullying possa ser ultrapassável, alguns casos podem ganhar tais dimensões, que deixam a vítima em estado de desespero. Nestas circunstâncias e, dependendo da sua inteligência emocional, uma vítima pode adotar comportamentos de risco, encarando o suicídio, como uma opção de fuga. Por esta razão, nunca devemos encarar este problema de ânimo leve." (http://www.internetsegura.pt/riscos-e-prevencoes/cyberbullying)
O sucesso da segurança do ciberespaço passa pela promoção de uma cultura de segurança que proporcione a todos o conhecimento e a consciência necessários para a utilização das ferramentas, alertando para os perigos e riscos do ciberespaço. Para tal, continuamos a promover ações de esclarecimento e sensibilização.
Juntos, continuamos a percorrer o caminho em direção à segurança digital.
O ano letivo de 2019/2020 começou em contagem decrescente para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Contudo, devido à COVID-19, os Jogos foram adiados pela primeira vez na sua história.
Hoje, 24 de julho, seria a cerimónia de abertura dos Jogos da XXXII Olimpíada e, para assinalar a data, recebemos o certificado de participação do nosso Agrupamento no Programa de Educação Olímpica, referente ao ano letivo 2019/2020.
Mais uma vez, no âmbito do projeto “Segurança Digital”, a nossa escola participou no concurso nacional “Desafios Seguranet”, tendo alcançado pelo 4.º ano consecutivo, a 4.ª posição, entre as 319 escolas participantes. Agradecemos a todos os envolvidos, alunos, pais e encarregados de educação e docentes responsáveis, pelo empenho e pelos resultados obtidos. Todos juntos formamos uma equipa e somos muito mais fortes. Melhor escola, melhores cidadãos. Obrigado!
Mais um desafio aos nossos alunos num trabalho de pesquisa individual proposto pela disciplina de Geografia a todos os alunos de 7.º ano, que visou aprofundar o conteúdo “Clima e formações vegetais”.
No âmbito do Programa Eco-Escolas foi elaborado o Eco-código. Os alunos das turmas 6.º A, 6.º B, 6.º D, 7.º E e 8.º D contribuíram na elaboração das frases. O Eco-código constitui o código de conduta da nossa escola quer a nível ambiental quer a nível pessoal, o que se traduz, no dia a dia, por ações concretas. A partir do Eco-código foram retiradas 12 frases para elaborar o Póster Eco-código. O Póster vai a concurso na página oficial do Eco-Escolas de 1 a 15 de julho. #ecoescolas
Devido à actual situação de pandemia, não vão existir festas de celebração do S. João, tendo em conta o potencial de risco para a saúde pública que este evento representa, ao reunir milhares de pessoas nas ruas.
Os nossos alunos responderam aos desafios que lhes foram colocados e desejam um excelente S. João em segurança.