2022-2023: Cuido da terra, protejo a vida
Os plásticos estão em todo o lado. Em 2020 foram produzidas 367 milhões de toneladas de plástico. Até no mar profundo já são encontrados microplásticos (dimensões entre 1 µm e 5 mm). Se por um lado se formam microplásticos a partir da deterioração ambiental de todos os plásticos que desperdiçamos, há também microplásticos, incorporados em diferentes cosméticos e produtos de higiene, que usamos diariamente, e que acabam por chegar aos oceanos.
A grande dispersão destes contaminantes pelo planeta levanta preocupações a diferentes níveis, com especial implicação nos ecossistemas marinhos. O impacto dos microplásticos na nossa saúde também não deve ser ignorado, de realçar que até já foram detetados em amostras de sangue humano.
No Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, foram desenvolvidas diferentes atividades para sensibilizar os alunos, ajudando-os a ficar mais conscientes do alcance desta problemática. Foi muito importante a presença na escola do Doutor Luís Vieira( CIIMAR-UP). Assim, no dia 22 de março, deu uma palestra aos alunos do 8.º ano “Lixo Marinho e Microplásticos: Impactos e Soluções”. A respeito das soluções foi apresentado o projeto MAELSTROM, onde se inclui a Barreira de Bolhas, que será implementada em Vila do Conde, para intercetar detritos no Rio Ave antes de estes alcançarem o oceano.
Alunos do 8.º ano criaram o slogan humano - “Cuido da Terra, Protejo a Vida”.