2018-2019 - Junqueirinho Dr. Play

Clube de Programação e Robótica

A partir do projeto europeu Erasmus+ Dr. Play, que pretende promover a interação e a solidariedade entre as crianças que frequentam as escolas regulares e as crianças hospitalizadas, e baseado nos valores do Projeto Educativo deste Agrupamento – Honestidade, Responsabilidade, Cidadania e Solidariedade, o Clube de Programação e Robótica criou um robô denominado Junqueirinho. Este robô foi criado para as crianças que frequentam as salas de aula hospitalares utilizarem e, de uma maneira inclusiva, interativa e lúdica, possam aprender ou relembrar os conteúdos programáticos do 1.º ciclo sobre o corpo humano.

Ao interagir com o robô, a criança, vai selecionar a opção que mais se adequa ao seu estado. O robô apresenta três opções: “sem bateria”, “com pouca bateria” e “100%”. De acordo com o estado selecionado, o robô vai passar-lhe uma receita, tal e qual um médico, para a ajudar a melhorar. As diferentes receitas estão numeradas e categorizadas, de acordo com os estados psíquicos propostos. No ecrã aparecerá o número da receita, que a criança deve consultar e seguir:

Depois de realizar a tarefa proposta, e não esquecendo que o objetivo final do robô é a aprendizagem, o robô sugere que, caso a criança tenha dúvidas sobre o assunto abordado na receita ou tenha errado mais de três opções, esta consulte a ficha do respetivo tema, como por exemplo o sistema digestivo, que estará devidamente identificada.

Importa referir que o robô foi idealizado e criado pelos alunos do segundo e terceiro ciclo que frequentam o Clube de Programação e Robótica com a utilização de recursos já existentes no Clube, e pelos alunos do primeiro ciclo, que contribuíram com a elaboração das fichas sobre os sistemas e órgãos do corpo humano e a seleção das canções tradicionais.

O robô “Junqueirinho - Dr.Play” foi construído para ser oferecido ao IPO do Porto. Esta iniciativa em virtude das suas condições específicas, objetiva o combate ao isolamento social e o incentivo à partilha de recursos didáticos, através da inovação.

 

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